domingo, fevereiro 17, 2008

Orientações ao serão


Para terminar o dia, orientação de alguns mestrandos meus:


  • ajsm Darkstone: nas aulas com presença obrigatória em Second Life, como é que um professor regista presenças e faltas? Fazê-lo à mão parece não ser muito prático, até porque os alunos podem perder rede e ligação a meio, voltar, avisar a meio da semana que trocaram de avatar, etc... O ajsm Darkstone está a tentar registar automaticamente no Moodle as presenças e faltas a aulas que se desenrolem no Second Life.

  • Tini Honi: como será no futuro o comércio electrónico, através de mundos virtuais como o Second Life? A Tini Honi está a tentar identificar personalidades-chave que já hoje tenham contacto significativo com o que é o comércio electrónico no Second Life, para conseguir perceber quais as visões mais informadas das possibilidades futuras.

  • JedWar Enzo: quem investe num espaço de comércio electrónico no Second Life, como irá avaliar os resultados desse investimento? Que tipo de dados precisa? O JedWar Enzo está a criar uma tipologia de espaços comerciais no Second Life para de seguida identificar as métricas mais relevantes à actuação de cada um e como as extrair.

Encontros inesperados

A UTAD está a preparar uma sim (obrigado, ARCI) para mostrar o que andamos por cá a fazer em Second Life.

A maioria é programação ou investigação científica sem componente visual, o que torna um desafio conseguir mostrar o trabalho.

Mas acho que temos um conceito que pode funcionar (não conto já).

Entretanto, a ilha existe e vai tendo visitas ocasionais, algumas inesperadas... Esta senhora é coreana e não fala inglês nem português. Ainda assim conseguimos manter uma conversa durante algum tempo, graças ao tradutor automático do Google.


Ciência, ciência

E com alguma surpresa reparo que a Thomson Scientific, casa dos célebres SCI e SSCI, entre outros, tem uma ilha inteirinha. Para já com poucos serviços. E se surgisse uma selecção de publicações de referência sobre mundos virtuais? Isso seria um bom contributo da presença da Thomson no Second Life.

Andanças pelo Second Life

Já ando pelo second life há quase 2 anos. Mas só agora me apeteceu ir registando fotograficamente alguns locais por onde vou passando. Começo por uma visita ao Egipto.