quarta-feira, junho 04, 2008

Cientista por um dia


Hoje eu e o Anamar Margetts recebemos aqui na UTAD 5 alunos da Escola Secundária de S. Pedro, em Vila Real, na acção "Cientista por um dia". Recorremos aos avatares "genéricos" que usamos para testes, para que os alunos, sendo menores, pudessem usar o Second Life de adultos sem acesso à senha de nenhum avatar específico (por motivos de privacidade, não indicamos o nome dos alunos presentes).
Fica aqui um aparte: esta segregação do público entre adolescente (Teen Second Life) e adultos (Second Life) é tão ridícula como criar uma Web para adolescentes e uma Web para adultos. Com a agravante que até crianças podem aceder a um sítio na Web legalmente, mas nenhuma criança pode aceder a um espaço no Second Life legalmente! "Escola em comunidade"... pois sim, mas no SL é impossível: escola na escola, comunidade sem escola.

Continuando... durante 3 horas, os alunos estiveram envolvidos num trabalho que já devíamos ter feito há que tempos: criar um sensor de visitantes e uma base de dados onde sejam registadas as visitas ao sim da UTAD em Utopia Portugal VI. Estivemos todos envolvidos, foi-se experimentando os resultados do código à medida que se experimentavam abordagens diferentes, andou-se a consultar as páginas de referência das funções de LSL para as adaptar... A ideia era criar depois uma rede de sensores que cobrisse todas as actividades entre o fundo do rio Douro (coordenada quase zero) e as últimas plataformas a mais de 700 m de altitude, mas por falta de tempo não foi possível.

Pelo meio, os alunos também exploraram os projectos de investigação em SL da UTAD e recolheram fotografias para produção de páginas descritivas desses projectos, aqui ficam algumas delas.



Yes We Can!

Sim, podemos mesmo.
Agora já só faltam poucos meses até Novembro. Muito menos do que a duração destas primárias.