sexta-feira, julho 24, 2020

Intervenção na Assembleia Municipal Extraordinária de 24 de julho de 2020

Caros munícipes,

Aqui deixo a minha intervenção no ponto 10 da ordem do dia da Assembleia Municipal de Ansião Extraordinária de 24 de julho de 2020, quanto à atribuição de competências ao Presidente da Câmara Municipal para, no âmbito da Assembleia Geral da APIN E.I.M., S.A., aprovar o recurso à linha do Banco Europeu Internacional (BEI) PT 2020, com o objetivo de financiar a contrapartida nacional de projetos de investimento autárquico aprovados no âmbito do Programa Portugal 2020.

Senhor Presidente,

Tem de esclarecer se quer autorização para dizer apenas "sim, recorremos à linha BEI" ou se quer autorização para a APIN contratar o empréstimo.

É que se for para autorizar a APIN a contratar, não nos diz o que terá Ansião de pagar. Pede para autorizar um empréstimo sem dizer por quanto fica Ansião responsável?

Repare-se que não nos diz qual o compromisso financeiro da câmara neste empréstimo, apenas o valor total. Será 14% de participação como no capital social, ou seja, perto de 2 milhões de euros? Ou depende dos projetos atribuídos à área do município? Se as saídas da APIN se concretizarem como se reflete isso na responsabilidade financeira de Ansião?

Não nos é indicada a taxa de juro, nem sequer se é fixa ou variável, pelo que não temos indicação dos encargos a assumir durante os 15 anos.

Também não é claro porque é que para os projetos gerais da APIN, o empréstimo cobre 53% dos custos, mas para os projetos na área dos concelhos, cobre sempre menos de metade, no caso de Ansião apenas 40%. Esta cobertura acima de 50% quebra os limites das regras da linha de financiamento e não se explica esta disparidade de se recorrer mais a verbas emprestadas para os projetos globais da APIN do que para os investimentos diretos no terreno dos municípios.
Creio que não há condições para conferir uma autorização que é uma carta branca. Nada contra os projetos, mas autorizar a pedir emprestado sem saber quanto e como se paga, não é possível. 

quarta-feira, julho 08, 2020

Ementas de comida para casa em Ansião



Nestes tempos de COVID-19 dá jeito encomendar comida para ir buscar e trazer para casa.
Em Ansião, infelizmente ainda poucos restaurantes publicitam regularmente as suas ementas.
Optei por colocar aqui esta lista dos locais onde já as podemos (às vezes!) encontrar, quem tiver mais alguma dica, pode ir enviando, que atualizo a lista.
(Imagem acima do blogue Coysas e Loysas.)



Adega Típica (R. Combatentes da Grande Guerra, Ansião)
https://www.facebook.com/adegatipica.deansiao.37


Canto da Villa (Fundo da Rua, Ansião)
https://www.facebook.com/cantodavilaansiao

Manjar do Diogo (Praça do Município, Ansião) - solicitar inscrição na lista de mailing das ementas para qualidade@berbis.pt ou https://www.facebook.com/manjardodiogo

O Marujo (R. Manuel de Melo, 15, Ansião)
https://www.facebook.com/marujoansiao

Mau Maria (parque da antiga CUF, Ansião)
https://www.facebook.com/Mau-Maria-1661215633891703

Tarouca Tapas Bar (Av. Vítor Faveiro, Ansião)
https://www.facebook.com/oseutaroucatapasbar

A Loja do Frango (Fundo da Rua)
https://www.facebook.com/alojadofrango
Terreiro do Lagar (Cabeça Redonda)