sexta-feira, fevereiro 10, 2023

Intervenção na Assembleia Municipal de Ansião (10 de fevereiro de 2023) - Santiago da Guarda

 Caros munícipes.

Cumprindo a nossa proposta durante as última eleições, novamente tivemos uma Assembleia Municipal descentralizada. Depois do Avelar, desta feita em Santiago da Guarda, com o acolhimento do CAAS - Centro de Amizade e Animação Social.


Deixo aqui a minha intervenção no ponto 1 da Ordem do Dia:
Ex.mo Senhor Presidente,

Tenho tido conhecimento das atividades culturais que vão acontecendo, mas várias vezes só após terem ocorrido.
É uma situação que se repete, trimestre após trimestre: imprime-se a agenda e envia-se... já decorridos vários dos eventos nela referidos. Este trimestre, chegou às caixas de correio já ia janeiro a meio, com eventos do início do mês que não foram divulgados atempadamente.
Mesmo quando a consulto online, constato que não constam dela eventos que a câmara organiza. Alguns ainda pude encontrar no Facebook, como a Homenagem ao Dr. Fernando Travassos. Mas outros que constam da agenda não constam do mural.
Mesmo quando são anunciados, são-no frequentemente de forma deficiente, algo "administrativa".
A última situação de que tive conhecimento foi de um conjunto de concertos de qualidade que ocorreu na mata com um punhado de pessoas presentes, resultado certamente da fraca divulgação, e decorrente desaproveitamento do investimento público.
Fui tentar saber o que ocorreu, mas tive de ir ao sítio Web do espaço Esporo Cultura:
Concerto: Homem em Catarse
Performance: Carmim de Joana Martins
Concerto: Mário Delgado
Performance: Rizoma de Rita Carmo Martins
Concerto: Sérgio Carolino

Fui ver o que dizia a Agenda Cultural do Município. Para 18 de setembro, consta apenas: "Apresentação da Rota Esporo - Será apresentado o resultado de um projeto cultural e artístico". Mais opaco não podia ser.

"Resultado de um projeto" é muito diferente de dizer aos munícipes "vários concertos e performances".

Seria possível, já que se emprega dinheiro público para os eventos e para a sua divulgação, que haja divulgação adequada e que ela ocorra antes dos eventos, não depois? Como pensa mudar a prática que se vem enraizando, de deixar ao sabor do acaso essa divulgação?


Sem comentários:

Enviar um comentário