quinta-feira, julho 31, 2008

As publicações do semestre (VIII)

Madeira, António; Antunes, Ricardo; Morgado, Leonel; Pereira, António (2008). Controlo de assiduidade em aulas efectuadas em mundos virtuais @ Second Life®. In Actas de la III Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la información (CESTI 2008), ISBN 978-84-612-4476-2. Madrid, Spain: Librotex.

Madeira, António; Antunes, Ricardo; Pereira, António; Sequeira, Pedro; Morgado, Leonel (2008). Um protótipo de sistema para controlo da assiduidade em aulas efectuadas no Second Life®. In Actas da conferência cef^SL 08 - Comunicação, Educação e Formação no Second Life®, 26 a 28 de Junho, Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.

Se um professor decidir utilizar o Second Life para leccionar aulas, vai deparar-se com vários problemas burocráticos. Além do Ricardo Antunes (doutorando), o mestrando António Madeira anda a ajudar. Um problema burocrático é que em muitos casos é necessário registar a assiduidade das aulas, seja aula a aula, seja enquanto horas de contacto confirmadas com alunos. Mas estar a apontar nomes de avatares, ver que avatar corresponde a que aluno, não são propriamente tarefas práticas de registar. E se nos lembramos que um aluno saiu antes do meio da aula mas voltou? E se teve problemas de ligação? Independetemente das ausências serem aceitáveis ("justificadas", na terminologia habitual) ou não, ao longo de semanas de aulas esta carga burocrática não ajuda a usar a plataforma... Mas com o trabalho do António Madeira, torna-se mais cómodo analisar a assiduidade em SL do que na RL.

A seguir, virão as publicações dos finalistas de licenciatura.

Sem comentários:

ShareThis