sábado, agosto 02, 2008

E os que não chegaram à publicação...

Além dos trabalhos apresentados ao longo dos últimos posts, é justo referir os alunos que desenvolveram outros trabalhos mas não alcançaram o patamar da primeira publicação, seja por ainda não ter sido oportuno, seja por ainda haver necessidade de melhorias ou desenvolvimento adicional. Ei-los:

Filipe Alves - Desenvolveu uma loja onde avatares podiam comprar uma t-shirt virtual a custo zero (ou melhor, a custo L$1, que era devolvido após a compra). De seguida, com t-shirts físicas produzidas especificamente para o efeito, apresentou-as aos mesmos clientes virtuais (colegas e docentes da UTAD), permitindo a compra mais barata a quem tivesse comprado uma t-shirt virtual. O obectivo era verificar se as preferências dos consumidores na compra de t-shirts virtuais teria alguma semelhança com as preferências na compra da t-shirt real, sentida na mão e vista à face, isto porque o consumidor era livre de mudar de preferência no momento da compra da t-shirt real. E realmente, as preferências mudaram pouco. Há espaço para estudo mais aprofundado sobre o SL como plataforma para estudos de marketing.

Luís Sequeira - Não, não é o director financeiro da Beta Technologies. É um "xará" (homónimo) dele, mestrando de Comunicação e Multimédia na UTAD. Está a estudar o uso que universidades por todo o mundo fazem dos espaços próprios no SL, para propor de forma fundamentada uma concepção para o espaço da UTAD.

Mércia Pinto - trabalhou na simulação de um espaço empresarial em SL, com bonecos que reagissem à presença de alunos que visitassem essa "empresa", para que alunos que iniciam o estudo de sistemas de informação possam começar a perceber melhor como é que uma empresa se organiza.

Pedro Santos e Diogo Miranda - Trabalharam na produção de uma pilha de protocolos de comunicações para simplificar a tarefa de mandar mensagens de um objecto no SL para outro. O objectivo último (não alcançado ainda) é permitir ao programador que usa o SL abstrair-se das complexidades de comunicação: um comando para objectos ligados entre si, outro para objectos próximos, outro para objectos distantes mas no mesmo servidor, outro (ligado a um servidor exterior ao SL) para conseguir comunicar entre objectos situados em servidores diferentes.

Sem comentários:

ShareThis