quinta-feira, outubro 23, 2008

Mundos virtuais com soluções de trabalho em equipa

Um texto que publiquei originalmente na Utopia e-zine:


Os mundos 3D estão realmente a apresentar soluções muito interessantes para trabalho em equipa. Esta semana foi apresentada a solução Immersive Workspaces para Second Life, das empresas Linden Lab e Rivers Run Red, mas já antes era conhecida a proposta da Sun, na plataforma Project Wonderland: chama-se MPK20. No vídeo de apresentação vemos como nos mundos virtuais é fácil imaginar duas pessoas, à distância, a trabalhar sobre a mesma apresentação de diapositivos ou outro trabalho em comum. Se a solução Immersive Workspaces ainda não chega a esta refinação técnica, já permite pelo menos agilizar o tipo de tarefas que se fazem por videoconferência.

Como explica tão bem este quadro de uma empresa da lista Fortune 200, os colegas que trabalham remotamente não têm oportunidade de se cruzarem nos corredores, no na máquina de café ou na botija de água, não almoçam juntos, não confraternizam – acabam por não se conhecer muito bem. E daí resultam problemas e mal-entendidos, que diminuem a produtividade. Veja-se neste vídeo. E um exemplo neste.

Resta saber como ligar facilmente o software dos mundos virtuais, que costuma ser exigente e ocupar o ecrã, com as ferramentas do dia-a-dia. Mas já há trabalho nesse sentido. Por exemplo, a UTAD e a PT Inovação têm vindo a desenvolver tecnologia de comunicação entre avatares, telemóveis e sistemas de mensagens instantâneas como o Skype, o Messenger ou o ICQ. E há outros esforços de interligação.

Mas provavelmente, com a evolução da tecnologia, será estar dentro dos mundos virtuais sem sobrecarregar grandemente o computador: entrar como se acede hoje à Web, sem demoras além da própria rede. Parece mentira, mas era muito mais incómodo há 10/15 anos: tinha de se iniciar a ligação via modem, era tudo lento, muito lento, caro, muito caro, pelo que só se ia à Net para fazer algo específico, não se estava permanentemente ligado... E hoje? Geralmente já se parte do princípio que a Net é omnipresente, embora ainda não o seja totalmente. Vamos ver como se expandem e integram no dia-a-dia os mundos virtuais.

Sem comentários:

ShareThis