sexta-feira, setembro 28, 2018

Proposta de voto de congratulação ao museu PO.RO.S e ao município de Condeixa-a-Nova - 1.ª Intervenção de Leonel Morgado na Assembleia Municipal de Ansião de 28/09/2018

Caros munícipes,

Apresento aqui o voto de congratulação que propusemos, sob minha iniciativa, ao museu PO.RO.S e ao município de Condeixa-a-Nova, pelos recém obtidos prémios Heritage in Motion. Apresento igualmente a minha intervenção de apresentação do mesmo.


Proposta de voto de congratulação



O vizinho município de Condeixa-a-Nova viu recentemente o seu museu PO.RO.S ser agraciado com dois prémios europeus “Heritage in Motion”, atribuídos nas categorias “Best Achievement Award” e “Aplicações e Experiências Interativas”.

Estes prémios, atribuídos conjuntamente por três entidades, Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, distinguem os melhores projetos multimédia no setor do património e chamam a atenção para o valor histórico, cultural e natural da região de Sicó, com ênfase para o eixo da romanização.

Propõe a bancada parlamentar do PSD que seja proferido um voto de congratulação, por parte desta Assembleia Municipal, ao município de Condeixa-a-Nova e aos responsáveis pelo museu PO.RO.S, pelo inegável contributo para a valorização das terras de Sicó, território singular que une em contiguidade física e cultural os municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
Os membros da Assembleia Municipal de Ansião

Intervenção de Leonel Morgado:

Ex.mo senhor presidente da Assembleia Municipal, senhor presidente da Câmara, vereadores, colegas deputados e público presente:
Foi com felicidade que tomámos conhecimento pela comunicação social, inclusivamente nacional e internacional, dos dois prémios europeus Heritage in Motion conquistados recentemente pelo museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó – situado em Condeixa-a-Nova.
Tratando-se da mais importante competição europeia na área do multimédia aplicado ao património, é demonstrativo que também longe da capital, longe do centro da Europa, é possível atingir os mais elevados padrões de qualidade e obter relevância nacional e internacional.
É toda a região de Sicó que beneficia destes prémios. Que todos os municípios das terras de Sicó aqui vejam um incentivo – e um padrão de qualidade – para o cuidado a ter com o nosso património e a sua valorização.
Vem desta forma a bancada do PSD propor um voto de congratulação ao vizinho município de Condeixa-a-Nova, com executivo do PS, pelo êxito alcançado.
Enquanto deputado municipal em Ansião, contudo, não posso deixar de contrastar este exemplo, que representa um planeamento cuidado, uma execução debatida e atribuída a profissionais sabedores e competentes, um sentido e uma direção, com o que vemos no nosso concelho. Onde se destrói um painel de azulejos histórico com a displicência de quem levanta um muro de estaleiro de obra. Onde se anuncia uma estratégia de divulgação Coração de Sicó que se revela ser apenas um slogan, um logótipo e uma foto.
Senhor Presidente, encorajo a inspiração no exemplo do PO.RO.S, não para o imitar enquanto museu, mas sim para que possa haver cuidado no tratamento do nosso património cultural em Ansião, e que as estratégias o sejam de facto, pois só assim se atingem resultados de valor. E desde já lhe pergunto o que planeia para o eixo da romanização. Esperamos que não nos surja uma calçada romana construída em 2018 mas o cuidado que o nosso património merece.

Sem comentários:

ShareThis