sábado, junho 26, 2021

Intervenção improvisada na assembleia municipal de Ansião de 25 de junho de 2021

Caros munícipes,

No seguimento de alguma controvérsia sobre o que os deputados do PSD, Sónia Moreira e Rui Forte, podiam ou não dizer durante o primeiro ponto da ordem de trabalhos, sobre a atividade do município, fiz esta intervenção de fundo.

Podem constatá-la às 2:04:30, neste endereço: https://www.facebook.com/ansiaotv/videos/330697891917571



Obrigado, Senhor Presidente.

Eu venho agradecer-lhe o contributo que tem estado a dar para a qualidade da intervenção dos membros da bancada do PSD, porque de facto, embora a retórica seja demorada, todos teremos a ganhar em que seja mais breve, então permito-me completá-la.

Porque eu interpreto a situação atual da atividade do município. Não podemos separá-la, de facto, de ser um fim de mandato. Temos de comparar se se modificou alguma coisa neste tempo ou não. E o que vejo é uma continuidade de tudo aquilo que vemos ou de inação, ou desenrasco ou até de alguma falta de atenção aos munícipes que assim o mereciam.

Porque de facto, Senhor Presidente, eu gabo-lhe a capacidade de conseguir pôr uma ênfase retórica e ir buscar um catálogo de expressões populares e a cara de frontalidade com que diz as maiores inverdades e acusa os outros.

Eu lembro-me por exemplo do dia em que me acusou de ser ignorante em contabilidade para hoje comprovarmos que o Camporês, que eu apontei em 2017 que o senhor a primeira coisa que fez foi adiar para 2021 a sua execução, e estamos em 2021 e ainda agora mal começou. Na altura disse-me que eu não estava a falar verdade. Eu lembro-me quando referi, famosamente essa vez que me chamou de ignorante em contabilidade, que retirou 500.000 euros da execução. É verdade que eles de lá saíram, e aqui estamos. Eu recordo-me que quando acusam o PSD de tudo e mais alguma coisa, de inverdades, mentiras e tudo o mais, curiosamente não conseguem indicar os factos... dizem só: "aquilo foi mentira!" Mas não dizem o facto corrigido, porquê? Porque não era mentira. Quando nos acusam de ser contra a democracia e têm a JS a falar contra a democracia nas redes sociais... curiosamente nos grupos da JS privados chamam-nos os "fachos de Ansião". Os fachos de Ansião. Porque o PS respeita tanto a democracia, que insulta e encara como antidemocráticas as pessoas que, meramente, meramente se lhe opõem. A inatividade do município foi grande e aquilo que a minha colega Sónia Moreira tentou fazer e o meu colega Rui Forte, foi mostrar que o município que tão depressa divulga que há corte de água na Aguda [concelho de Figueiró dos Vinhos], que apoia idosos de Figueiró dos Vinhos [fora do concelho de Ansião] a ir aos programas de televisão, tão depressa divulga pequenas atividades... ignora atividades culturais muito significativas e representativas dos ansianenses, ignora atividades económicas muito representativas, ao mesmo tempo que outras promove, apenas e só porque - constantemente, Senhor Presidente, neste momento não vale a pena porque toda a gente já percebeu, todos os munícipes perceberam, de facto - que este município não lê, nem estuda, nem prepara: compra, encomenda e paga, para dar nas vistas. 

Este executivo não é coerente e os próprios correligionário do PS publicamente estão desiludidos e compreendem que, de facto, é contraditório, é desenrasco, é... vêm para aqui falar mal e acusar... eu neste momento já compreendi: muitos destes nossos colegas aqui até que preferem insurgir-se - não sei o que é que lhes dizem para se insurgirem tanto - do que ver os factos. Porque os factos são tão óbvios, tão transparentes, que neste momento, Senhor Presidente, olhe, a atividade do município agora é basicamente a mesma que fez nos quatro anos, foi perder o município quatro anos de atividade, perder oportunidades, desperdiçar dinheiro, corrigir coisas, e mais grave: perder património. Porque perdemos património nestes quatro anos que não foi defendido. E foi destruído. Perdemos empresas que foram para outros lados por inação e sabe porquê? O pecado maior deste partido, PS, deste executivo, foi apenas o orgulho. Porque só tinha que pegar nas ideias que fossem boas, preparadas de trás e executá-las por serem boas. As que não executou não foi por não serem boas: não executou porque quis dizer que eram suas as que executava. Foi apenas orgulho: eu disse-lhe aqui, há dois anos talvez: "execute o que é bom; porque nós podemos gritar o que quisermos a dizer que a ideia foi nossa, que o mérito é de quem faz". O senhor quis ficar com o mérito da ideia e com a execução. Não teve nem uma coisa, nem outra. E é uma pena que continuem a ignorar toda a atividade do que disse a minha colega Sónia, do que disse o meu colega Rui Forte, do que estavam para dizer outras pessoas... ignoram-se atividades apenas porque pessoas como o Luís de Matos e outras não são apoiadas pela câmara enquanto outras pessoas o são. E isso... é algo que os munícipes veem, diga o senhor o que disser aqui. Muito obrigado.

Sem comentários:

ShareThis